AGENDA DE INOVAÇÃO

DOMÍNIOS ESTRATÉGICOS
O plano estratégico do CoLAB BIOREF é desenhado tendo em conta a dinâmica única em Portugal e na Europa que dá suporte ao investimento em I&I para a geração de energia e produtos mais verdes no setor privado. Várias políticas públicas têm sido anunciadas, como o Green Deal da UE, o Plano Nacional para a Promoção das Biorrefinarias e a Estratégia Nacional para o Hidrogénio, para os quais o CoLAB BIOREF pode contribuir. A diversidade dos nossos associados privados, com modelos de negócio robustos e inovadores já implementados, ajudarão a posicionar a atuação do BIOREF em serviços de consultadoria tecnológica e no desenvolvimento de tecnologias para diferentes usos finais, gerando valor e impulsionado o desenvolvimento das biorrefinarias e da bioeconomia. O conhecimento básico necessário deverá ser desenvolvido pelos nossos associados académicos através de parcerias ou sob a forma de outsourcing de atividades de I&D.

BIOENERGIA
  • Desenvolvimento de tecnologias e serviços capazes de gerar oportunidades de negócio para novos biocombustíveis líquidos no setor dos transportes ou vetores energéticos inovadores nos setores elétrico e de aquecimento & arrefecimento.
  • Criação de cadeias de valor inovadoras, desde uma fase inicial, através do melhor processo de consultadoria, até uma fase final, com o desenvolvimento e implementação das tecnologias mais avançadas.
GASES RENOVÁVEIS
  • Desenvolvimento de soluções inovadoras capazes de promover a descarbonização profunda dos setores da energia e transportes mantendo a sua competitividade.
  • Promoção de tecnologias para a produção de gases renováveis mais eficientes e mais equilibradas socialmente.
BIOECONOMIA SUSTENTÁVEL
  • Desenvolvimento de tecnologias de base (bio)química para a produção de químicos de plataforma de origem bio e multiprodutos de alto valor.