Tratolixo – Tratamento de Resíduos Sólidos, EIM, S.A.

Descrição das principais atividades de pesquisa e desenvolvimento

Com quase 30 anos de experiência, a empresa aprendeu a valorizar cada vez mais os resíduos recebidos de seus municípios, oferecendo infra-estruturas dedicadas e especializadas para o tratamento de RSU. A empresa possui várias infraestruturas para gerenciamento de resíduos, incluindo uma Unidade de Tratamento Mecânico, um Aterro e uma Planta de Digestão Anaeróbica (ADP), com uma capacidade de tratamento biológico de 75.000 tpa de resíduos orgânicos, que é, até o momento, a maior unidade de sua tipo em Portugal.


Contribuições-chave para o CoLab

O know-how em digestão anaeróbica da MSW - TRATOLIXO realizou vários ajustes e otimizações para adaptar o ADP ao tipo de resíduo, de modo a atingir a maior produção de energia elétrica.

Disponibilidade de matéria-prima de biomassa - Tratolixo recebe mais de 400 000 tpa de RSU.


Redes / Associações Internacionais

Membro Prateado da ISWA - Associação Internacional de Resíduos Sólidos. Membro da Associação Mundial de Biogás, dedicada a apoiar o crescimento de tecnologias de digestão anaeróbica e de biogás para maximizar sua contribuição aos Compromissos da UNFCCC e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.