Universidade de Aveiro

CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro (Aveiro Institute of Materials)

Descrição das principais atividades de pesquisa e desenvolvimento

Nos últimos 10 anos, o Grupo 4 da CICECO desenvolveu uma intensa atividade de pesquisa em vários domínios da Biorrefinaria, no âmbito de 57 projetos nacionais (FCT P2020) e 12 da UE, além de uma forte interação com a indústria em 29 projetos (por exemplo, QREN) e 60 contratos. que representaram ~ 20M € de financiamento.


Contribuições-chave para o CoLab

A UA e a CICECO contribuirão para o desenvolvimento desta agenda de I&I do CoLAB com sua experiência e cientistas altamente qualificados e motivados, com forte momento de pesquisa, bem como sua forte interação com parceiros industriais. O desenvolvimento deste CoLAB encontrará fortes sinergias com vários projetos nacionais de grandes biorrefinarias em andamento, notadamente, MultiBiorefinery, AgroForWealth e InPacTus.

O programa de doutorado em biorrefinaria oferecido pela UA (em conjunto com a UC) e os cursos de especialização associados também desempenharão um papel essencial na qualificação avançada dos recursos da Huma para servir o CoLab

Por fim, o acesso a instalações de última geração, como laboratórios e equipamentos disponíveis no CICECO, essenciais para a maioria das atividades a serem desenvolvidas no âmbito deste CoLAB.


Redes / Associações Internacionais

Associação Europeia de Universidades (EUA), Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), Grupo de Tordesilhas, Rede de Empresas de Tecnologia Universitária (UTEN), Colômbia, Universidade, Carnegie Mellon Portugal, Campus Europae, Campus do Mar e Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).