O apoio aprovado destina-se ao financiamento base de 6 linhas de ação a desenvolver no âmbito de uma agenda de investigação nos domínios da bioenergia e gases renováveis e da bioeconomia sustentável. O CoLAB BIOREF contribui para impulsionar o investimento público e privado nas seguintes cadeias de valor: gases renováveis (por exemplo, biometano), biocombustíveis avançados (por exemplo, biocombustíveis de aviação) e produtos de base biológica (bioplásticos, compostos bioativos), contribuindo assim para a descarbonização de diversos setores económicos.
Contratação de recursos humanos altamente qualificados para o desenvolvimento de atividades científicas e de transferência e valorização do conhecimento
Aquisição de competências nucleares através da contratação de recursos humanos altamente qualificados para o Pólo do Norte do Laboratório Colaborativo (CoLab) BIOREF. O CoLab BIOREF tem como objeto social a promoção de biorrefinarias avançadas através do desenvolvimento de atividades de I&I em plataformas tecnológicas centradas na conversão de biomassa e biorresíduos, assim como a prestação de serviços na área da biomassa e seus derivados e consultadoria técnica e científica a entidades publicas e privadas.
Aquisição de competências nucleares através da contratação de recursos humanos altamente qualificados para o Pólo de Lisboa do Laboratório Colaborativo (CoLab) BIOREF. O CoLab BIOREF tem como objeto social a promoção de biorrefinarias avançadas através do desenvolvimento de atividades de I&I em plataformas tecnológicas centradas na conversão de biomassa e biorresíduos, assim como a prestação de serviços na área da biomassa e seus derivados e consultadoria técnica e científica a entidades publicas e privadas.
Aquisição de competências nucleares através da contratação de recursos humanos altamente qualificados para o Pólo do Alentejo do Laboratório Colaborativo (CoLab) BIOREF. O CoLab BIOREF tem como objeto social a promoção de biorrefinarias avançadas através do desenvolvimento de atividades de I&I em plataformas tecnológicas centradas na conversão de biomassa e biorresíduos, assim como a prestação de serviços na área da biomassa e seus derivados e consultadoria técnica e científica a entidades publicas e privadas.
Aquisição de competências nucleares através da contratação de recursos humanos altamente qualificados para o Pólo do Centro do Laboratório Colaborativo (CoLab) BIOREF. O CoLab BIOREF tem como objeto social a promoção de biorrefinarias avançadas através do desenvolvimento de atividades de I&I em plataformas tecnológicas centradas na conversão de biomassa e biorresíduos, assim como a prestação de serviços na área da biomassa e seus derivados e consultadoria técnica e científica a entidades publicas e privadas.
Projetos realizados com financiamento direto das empresas envolvidas
Projetos realizados com cofinanciamento de programas nacionais ou europeus
O projeto Move2LowC permitirá
desenvolver racional tecnológico, até TRL 6, e um plano de exploração
tecnológica que suporte o investimento na produção de biocombustíveis a uma
escala comercial. O projeto Move2LowC pretende mobilizar Universidades, Institutos de
I&D, PMEs e Grandes Empresas, para cooperarem
com o objetivo de aumentar o aproveitamento de biomassa aquática (microalgas),
biomassa florestal residual e de efluentes industriais para a produção de
biocombustíveis, numa lógica de Economia Circular.
Este projeto pretende potenciar o know-how do CoLAB BIOREF, à medida que são desenvolvidas tecnologias de produção e refinação de biocombustíveis que possam ser utilizadas, replicadas e comercializadas pelas Grandes Empresas do Cluster de Competitividade, cumprindo o objetivo do Programa de contribuir para a criação de estratégias de dinamização coletiva e a qualificação da I&D empresarial.
O consórcio HyFuelUp - “Hybrid biomethane production from integrated biomass conversion” visa desenvolver uma tecnologia de produção de gás natural renovável a partir de resíduos, entre os quais florestais, combinandoconhecimentos de mercado com excelência a nível académico e industrial. Este projeto irá desenvolver uma tecnologia avançada de gaseificação de resíduos de biomassa e posterior metanação dos gases resultantes, num processo híbrido com a adição de hidrogénio verde. O biometano produzido será depois liquefeito e utilizado na descarbonização do setor dos transportes, nomeadamente no transporte rodoviário de mercadorias de longa distância e no transporte marítimo, conduzindo assim a uma redução das emissões de gases com efeito de estufa.
1) Demonstração de um processo inovador para a produção eficiente e rentável de biometano em ambiente relevante (TRL 6-7) através da combinação de tecnologias termoquímicas e hidrogénio renovável. 2) Demonstração da cadeia de valor completa, incluindo a distribuição de biometano na forma liquefeita, de maneira a contribuir para o aumento da utilização de biometano nos sistemas de transporte e energia.
O H2DRIVEN constitui uma proposta de implementação e valorização de uma nova cadeia de valor na área dos e-combustíveis verdes em Portugal, com capacidade para conceção, desenvolvimento e produção de H2 verde, CO2 biogénico e e-metanol, assumindo-se como plataforma agregadora e indutora de novas competências em diferentes áreas disciplinares e em tecnologias disruptivas.
Com base na realização de atividades de I&D e inovação e na diversificação do perfil de especialização do sistema de produção nacional, o H2DRIVEN irá contribuir para 1) incrementar a competitividade da economia nacional e, ao mesmo tempo, aumentar a resiliência do país; 2) reduzir a dependência de mercados externos, aumentando as exportações e contribuindo para a soberania tecnológica da UE; 3) aumentar o investimento em I&D e criar novo conhecimento técnico-científico; (4) desenvolver 2 novos PPS de alta intensidade tecnológica, e 5) reduzir, até 2027, um total de emissões de 105 kton/CO2 (ano).
A Agenda Moving2Neutrality responde ao desafio da transição energética nos transportes produzindo combustíveis sustentáveis rumo à neutralidade carbónica.
Este projeto prevê um investimento de € 578 milhões, poupança de 952 mil toneladas de GHG e criação de 502 a 600 empregos (diretos e indiretos), desdobrando-se em 4 PPSs: 1) Produção de H2 verde à escala industrial; 2) Produção de combustíveis verdes para os transportes; 3) Distribuição de H2 verde para o setor rodoviário; 4) Apoio à Gestão do Consórcio.
De forma integrada, serão desenvolvidos 13 projetos de I&D&I potenciando a constituição de clusters de conhecimento em tecnologias de baixo carbono.
Melhorar os estágios tecnológicos críticos que limitam a implantação mais ampla de 3 rotas de produção de combustível de aviação sustentável (SAF): biocrude por liquefação hidrotérmica (HTL), isobutanol a partir de biomassa lignocelulósica, gaseificação de biomassa via Fisher-Tropsch. Inovar as soluções existentes, melhorando o conhecimento de acesso ao mercado por meio de avaliações técnico-económicas, ambientais e sociais de toda a cadeia de valor.
Demonstrar um conceito inovador de pirólise para a produção eficiente e económica de biocarvão e ácido pirolenhoso a TRL 7 por meio de tecnologias termoquímicas combinadas com energia solar. Demonstrar uma cadeia de valor completa para o aproveitamento de biocarvão e ácido pirolenhoso, a fim de acelerar a aceitação destes produtos no mercado enquanto serviços de ecossistema.