VISÃO ESTRATÉGICA

O Laboratório Colaborativo (CoLAB) em Biorrefinarias - BIOREF - pretende ser uma das forças motrizes para mudar o paradigma do desenvolvimento económico através duma estratégia nacional de utilização da biomassa como recurso renovável.

Para isso, o BIOREF visa:

  1. Promover a bioeconomia e a bioenergia, criando recursos humanos nacionais altamente qualificados, aproveitando a biomassa como recurso nacional e abundante.
  2. Usar as associações e redes nacionais e internacionais anteriores e bem estabelecidas (EERA, BBI JU, ESEIA, ETIP Bioenergy, ART Fuels Forum, IEA, CYTED, EABA,   AEBIOM, ePure) e links com instituições financeiras (FCT, H2020, P2020, ANI, FAI) para promover a internacionalização e facilitar a transferência de conhecimento e inovação de alta qualidade para o tecido industrial nacional, a fim de promover a agenda de I&I do CoLAB para o desenvolvimento de biorrefinarias em Portugal.
  3. Promover uma Agenda de Investigação e Inovação “orientada para o mercado”, com o uso de tecnologias avançadas caracterizadas por uma menor pegada de carbono    através da utilização de diferentes tipos de biomassa, especialmente resíduos como matéria-prima para novos processos e produtos.
  4. Focar-se em ações de investigação e desenvolvimento aplicadas, que levem à implementação de biorrefinarias orientadas para produtos baseados em energia e/ou bioprodutos e biomateriais.
  5. Focar-se no uso de indicadores de desempenho (KPI) baseados nos três pilares da sustentabilidade (económico, social e ambiental) para monitorizar o cumprimento da visão estratégica do BIOREF.