Visita a Tondela no Âmbito do Projeto HyfuelUp

Na semana passada, a Comissão do Ambiente e Energia do Parlamento português visitou Tondela, para conhecer o projecto HyfuelUp, que visa a produção de biometano a partir de resíduos florestais. O projecto, desenvolvido por um consórcio liderado pelo CoLAB BIOREF com mais 11 parceiros, recebeu 10 milhões de euros de financiamento da UE através do programa Horizon Europe. O projeto HyfuelUp pretende testar uma nova tecnologia na produção de biocombustível para consumo industrial e criar 50 metros cúbicos de biometano por hora, utilizando processos de gaseificação e metanização. O projecto utilizará instalações desactivadas na Área de Alojamento Empresarial de Lagedo e visa replicar o conceito para o resto do continente europeu. 

O comité teve a oportunidade de visitar o local onde o biocombustível será produzido e aprender mais sobre a tecnologia inovadora que está a ser utilizada. A Comissão foi recebida pela equipa executiva do município, incluindo a Presidente da Câmara Municipal Carla Antunes Borges. 

Durante a visita, o Presidente da Câmara partilhou o compromisso de Tondela de ser um município amigo do ambiente e anunciou planos para criar um novo parque empresarial em Borralhal, junto ao aterro sanitário da Associação de Municípios do Planalto Beirão. A nova área de negócios está a ser concebida no âmbito da revisão do Plano Director Municipal, com o objectivo de facilitar e atrair novos investimentos para a região, especificamente empresas ligadas ao ambiente. A visita foi um passo positivo para promover o desenvolvimento sustentável alinhado com o compromisso de descarbonização.

20-04-2024