Quem Somos

Visão Estratégica

Contribuir para uma economia de baixo carbono e/ou carbono zero para Portugal - Horizonte 2030, gerando novas cadeias de valor, criação de emprego qualificado e impulsionando a bioeconomia nacional.

BIOMASSA, UM RECURSO RENOVÁVEL.


Missão

  • Realizar ações de investigação, desenvolvimento e inovação multidisciplinares necessárias para mudar o paradigma da economia baseada em fósseis, projetar e implementar biorrefinarias orientadas para o uso sustentável da biomassa
  • Contribuir para uma economia de baixo carbono e/ou carbono zero para Portugal - Horizonte 2030, gerando novas cadeias de valor, criação de emprego qualificado e impulsionando a bioeconomia nacional.
Portugal está consideravelmente atrás de outros países da UE nesta área, sem nenhum investimento público e privado significativo em usos sustentáveis da biomassa para novas cadeias de valor, por ex. biometano, bio-hidrogénio, biocombustíveis avançados (por exemplo, etanol celulósico, substitutos de diesel) ou produtos de base biológica que substituem outros atualmente obtidos a partir de recursos fósseis.

Plano de Atividades

O CoLAB BIOREF concentrará as suas principais atividades de I&I no desenvolvimento de uma variedade de atividades tecnológicas. 
A apresentação visual da integração do potencial científico, tecnológico e de inovação com as principais matérias-primas e produtos finais no âmbito do BIOREF é apresentada na imagem abaixo.



A Associação BIOREF está dividida em quatro pólos situados em S. Mamede de Infesta/Porto (sede), Portalegre, Aveiro e Póvoa de Santa Iria, sendo constituída por 9 entidades do SCTN (LNEG – coordenador, IST, FEUP, UNL/ITQB, FCUL, UAveiro, UMinho, IPP e UTAD) e 11 empresas (TRATOLIXO, PETROGAL, Solvay, Biodourogás, A4F-Algafuel, RAIZ, BLC3-Evolution, SysAdvance, Biotrend, SilicoLife e TAP Air Portugal).

Para além das atividades inerentes à sua Agenda Estratégica, o BIOREF com o auxílio das entidades que o constituem também realizam prestações de serviços ao exterior, tais como consultadoria técnica, análises de ciclo de vida e avaliações técnico-económicas de biorrefinarias.