Quem somos

O COLAB BIOREF

O BIOREF - Laboratório Colaborativo (CoLAB) para as Biorrefinarias - é uma associação privada, sem fins lucrativos, que pretende implementar no mercado conhecimento e inovação altamente qualificados, identificando necessidades industriais em tecnologias de biorrefinaria e promovendo a bioeconomia e a bioenergia.

Somos constituídos por 20 associados: 10 instituições académicas e 10 empresas (grandes empresas e PMEs), todas profundamente interessadas em investir em tecnologias de biorrefinaria avançadas. O staff (21 recursos humanos altamente qualificados) encontra-se atualmente dividido em cinco equipas que trabalham nos quatro pólos: Matosinhos (sede), Portalegre, Lisboa, e Aveiro.

MISSÃO
As práticas de investigação e inovação do BIOREF (I&I) apontam ao desenvolvimento de uma variedade de atividades tecnológicas consideradas essenciais para promover a implementação de biorrefinarias avançadas, assim como melhorar a competitividade do setor das biorrefinarias e contribuir para uma economia baixa em carbono.

Estas atividades pretendem gerar novas cadeias de valor, criar emprego e impulsionar a bioeconomia através de uma abordagem de biorrefinaria integrada que dará suporte técnico aos membros fundadores e quaisquer outras entidades europeias públicas ou privadas que contratem o CoLAB como provedor de serviços de alta tecnologia.

ESTRATÉGIA
Pretendemos promover uma Agenda de Investigação e Inovação orientada para o mercado através da utilização de tecnologias avançadas com uma pegada de carbono reduzida e uso de diferentes tipos de biomassa renovável enquanto matéria-prima para novos processos e novos produtos - numa abordagem multiproduto e multiobjetivo - considerados essenciais para acelerar a implantação de biorefinarias avançadas.

O plano estratégico é constituído por três domínios principais: (1) Bioenergia, (2) Gases renováveis e (3) Bioeconomia sustentável. Através dos clientes, estes domínios irão cimentar a posição do CoLAB BIOREF enquanto instituição de referência para as Biorrefinarias. Para além das atividades inerentes à Agenda de I&I, estamos à disposição para participar em consórcios e redes internacionais, assim como para providenciar serviços de "Excelência" tanto a nível nacional como no exterior, principalmente em consultadoria técnica, mas também no campo da análise de ciclo de vida, avaliações técnicas e económicas de biorrefinarias e I&I aplicada a título subsidiário.
Todas as atividades serão realizadas em forte colaboração com os associados, mas com orientação para as necessidades do setor da biomassa a nível nacional e internacional através da criação e reforço das ligações existentes com todos os intervenientes no mercado. O objetivo é identificar os principais desafios e necessidades que determinam a implantação de biorrefinarias sustentáveis.